Enfermagem

Você pode escolher entre mais de 10 instituições de ensino do Sul de Minas para fazer esse curso.

Enfermagem é uma área que, tradicionalmente, atrai muitas mulheres, mas aos poucos os homens também vão aderindo a essa carreira.

O trabalho desses(as) profissionais visa promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas. Seu campo de atuação é amplo: hospitais públicos e privados, clínicas, postos de saúde, empresas de homecare (atendimento domiciliar), escolas e laboratórios, entre outros.

O(A) enfermeiro(a) trabalha em conjunto com outros(as) profissionais da saúde, como médicos(as) e nutricionistas.

Muitas vezes é ele(a) que aplica os primeiros socorros a pacientes acidentados ou em crise. Também administra medicamentos, faz curativos, coleta dados sobre a saúde de pacientes e amostras para exames, define a conduta a ser seguida pela equipe de técnicos(a) e auxiliares de enfermagem, auxilia médicos(as) durante cirurgias, entre outras tarefas.

Para exercer a profissão, é necessário obter registro no Coren (Conselho Regional de Enfermagem).

Exemplos de atuação

Quem opta por essa carreira tem cada vez mais opções além de hospitais, clínicas e postos de saúde.

É possível, por exemplo, atuar em clínicas de estética; em empresas dos mais variados ramos, prestando atendimento ambulatorial aos funcionários, elaborando programas de prevenção e saúde, orientando sobre primeiros socorros.

Outra opção é lecionar em cursos técnicos e profissionalizantes; ou ainda realizar ou coordenar pesquisas sobre medicamentos, estudos genéticos e epidemiológicos, tanto em hospitais, como em centros de pesquisa e em universidades.

Enfermeiros(as) também podem atuar na área forense, prestando assistência às vítimas, ajudando em investigações e coletando provas de crimes. Outra opção é a enfermagem de resgate, atuando junto com equipes de salvamento e prestando os primeiros socorros às vítimas de acidentes ou de violência.

No campo da prevenção e da saúde coletiva, pode atuar em programas básicos de saúde, fazendo um trabalho educativo nas comunidades urbanas e rurais.

Mercado de trabalho

Todos os anos, uma grande quantidade de graduados(as) chega ao mercado de trabalho no sul de Minas e em outras áreas da região sudeste. Por isso, a concorrência por uma vaga no setor privado é grande e o número de concursos no setor público não absorve toda a mão de obra que sai das faculdades. Ainda assim, é uma das carreiras com bons índices de empregabilidade.

O setor público é o maior empregador desse(a) profissional, com 60% das vagas de trabalho de acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, realizada em 2015.

Atualmente, algumas das áreas promissoras estão nos serviços de prevenção, de geriatria e de homecare (atendimento domiciliar).

Como é o curso

Duração: 4 a 5 anos

Nas instituições de ensino do sul de Minas, a duração do curso varia de 8 a 10 semestres. Há cursos noturnos e diurnos.

A grade curricular é baseada em Ciências Biológicas, mas também pode haver disciplinas de administração, antropologia, sociologia ou políticas públicas.

Anatomia, bioética, imunologia, farmacologia, saúde do idoso, saúde da mulher, saúde coletiva e primeiros socorros são algumas das matérias dos diferentes cursos de Enfermagem oferecidos na região.

Além da teoria, há ênfase na parte prática. Em geral, estudantes começam a atender pacientes e a cuidar de enfermarias a partir do segundo ano.

Estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Enfermagem no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Alfenas: Unifal, Unifenas

Guaxupé: Unifeg

Itajubá: Escola De Enfermagem Wenceslau Braz

Lavras: Unilavras

Machado: Cesep

Passos: Uemg

Poços de Caldas: F. Pitágoras, PUC

Pouso Alegre: Univás

São Lourenço: F. São Lourenço

São Sebastião do Paraíso: Libertas

Três Corações: Unincor

Varginha: Unis

Veja também