Direito

No sul de Minas, esse curso é oferecido por várias instituições de ensino. Campo de trabalho é amplo tanto na advocacia como na carreira jurídica.  

Mais cedo ou mais tarde, pelo menos uma vez na vida, todo mundo precisa de advogado(a). E a maioria das pessoas, em algum momento, também vai ter contato com um(a) promotor(a) ou juiz(a).

Esses(as) profissionais devem ser formados(as) em Direito, ciência que cuida da aplicação e do cumprimento das normas jurídicas de um país, ou seja, das regras obrigatórias para organizar a vida em sociedade.

A principal função de bacharéis em Direito é zelar pela harmonia e pela retidão nas relações entre cidadãos, empresas e poder público.

Quem se forma em Direito pode seguir duas grandes áreas: a advocacia e a carreira jurídica. Para exercer a advocacia, é necessário passar no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ao fim da graduação. Para seguir carreira jurídica, como a de juiz ou promotor, é preciso aprovação em concurso público.

Exemplos de atuação

Quem opta por seguir carreira na advocacia tem muitos campos de atuação. Em todos eles, a função é aconselhar e representar o(a) cliente (empresas, instituições e indivíduos) e defender seus interesses nas mais diversas situações.

Um(a) advogado(a) pode atuar na área penal ou criminal; nas áreas trabalhista e previdenciária; na área tributária.

Também pode atuar no campo do direito administrativo, comercial, civil, ambiental, digital, contratual, assim como em arbitragem internacional, entre outras. Nessa última área, por exemplo, deve resolver disputas comerciais, fiscais e aduaneiras entre empresas, instituições e governos de diferentes países.

O(a) advogado(a) não atua somente em questões processuais ou litigiosas, mas também na fase preventiva, caso da elaboração de contratos e documentos jurídicos, por exemplo.

Quem opta pela carreira jurídica pode ocupar, via concurso público, cargos e empregos de nível municipal, estadual ou federal.

É possível atuar na advocacia pública, defendendo quem não pode pagar processos judiciais, por exemplo; na delegacia de polícia, conduzindo inquéritos, por exemplo; na magistratura, julgando processos e decidindo sobre conflitos que envolvam duas ou mais partes, entre outras funções; ou no ministério público, como promotor(a) ou procurador(a) de Justiça.

Mercado de trabalho

Direito é uma carreira tradicional e bastante procurada por vestibulandos(as), principalmente pelas amplas possibilidades de trabalho, tanto no setor público como na iniciativa privada ou como dono(a) do próprio escritório.

No Brasil todo e, especificamente, no sul de Minas, todos os anos há grande número de formandos(as). Para se sobressair no mercado de trabalho, o(a) profissional precisa de muito estudo e bons contatos.

Dentre as áreas em destaque estão a tributária, a previdenciária e a digital.

Prestar concurso público, mesmo que não seja para as carreiras jurídicas, também é uma opção, pois o curso de Direito é composto por algumas das disciplinas mais cobradas em alguns concursos com boa remuneração (para a área técnica dos tribunais, por exemplo).

Na carreira jurídica, todos os anos acontecem diversos concursos. Uma das áreas em alta é a de defensoria pública.

Como é o curso

Duração: 5 anos

O curso é generalista, com ênfase em Ciências Humanas. Cada instituição de ensino tem sua grade curricular, mas em geral os primeiros anos são mais teóricos, com aulas de língua portuguesa, sociologia e filosofia, além de introdução ao direito e disciplinas como direito civil, comercial, penal, empresarial, constitucional etc.

Durante a graduação, há muitos trabalhos práticos, em que o(a) estudante atua como juiz(a) ou advogado(a) em simulações de júri. Em algumas instituições, o trabalho prático inclui a participação em casos reais em juizados especiais, defensoria pública e tribunais de júri.

Para obter o diploma, é obrigatório fazer estágio e monografia de conclusão de curso.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Direito no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Alfenas: Unifenas

Caxambu: Unincor

Extrema: Faex

Guaxupé: Unifeg

Itajubá: Fepi

Lavras: Ufla, Unilavras

Machado: Fumesc

Passos: Uemg

Poços de Caldas: PUC

Pouso Alegre: Asmec, FDSM

São Lourenço: F. São Lourenço

São Sebastião do Paraíso: Libertas

Três Corações: Unincor

Três Pontas: Unis

Varginha: Faceca

Veja também