Ciências Contábeis

Essa é uma das graduações com maior oferta no sul de Minas. Profissional da área tem amplo leque de atuação.

Contador(a) é aquele(a) profissional que acompanha todo o andamento operacional, financeiro e econômico de uma empresa. É ele(a) que cuida das contas dessa empresa, por meio do registro e do controle de receitas, despesas e lucros, de forma a dar uma visão precisa do patrimônio.

Também é responsável pela apuração e pagamento de tributos e pela elaboração de relatórios contábeis e financeiros essenciais ao planejamento, à gestão orçamentária e à execução das atividades empresariais. Pode ainda atuar como gestor(a) ou coordenador(a) das áreas contábil, fiscal e tributária, de perícia contábil ou de recursos humanos.

Para atuar, é obrigatório ter registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Desde 2011, para obter esse registro é necessário prestar o exame de Suficiência Contábil e acertar pelo menos 50% das questões.

Exemplos de atuação

Algumas das principais áreas de atuação são: planejamento tributário, auditoria, contabilidade tributária, perícia contábil, contabilidade gerencial e controladoria.

Em auditoria, por exemplo, é tarefa do(a) contador(a) fiscalizar as contas e emitir pareceres sobre demonstrações financeiras, controles internos e gestão, tanto de empresas privadas como de órgãos públicos ou organizações não governamentais.

Quem faz perícia contábil examina todas as operações financeiras e fiscais de uma empresa ou organização para apurar se houve ou não erro ou fraude. Pode-se atuar como perito(a) judicial ou extrajudicial.

Somente quem tem bacharelado em Ciências Contábeis pode realizar auditorias e perícias contábeis.

Na área de planejamento e controladoria, o(a) contador(a) coleta e analisa dados de diversas áreas da empresa para dar suporte à tomada de decisões pela diretoria, visando corrigir desvios, aperfeiçoar acertos, equilibrar as contas ou melhorar a rentabilidade do negócio.

Mercado de trabalho

Num país com estrutura tributária bastante complexa, o trabalho do(a) contador(a) é indispensável em quase todas as instituições que precisam gerenciar receitas, controlar despesas e manter-se em dia com impostos e outras obrigações fiscais.

Quem é graduado(a) em Ciências Contábeis pode atuar em empresas privadas, órgãos públicos, instituições de ensino e organizações não governamentais, por exemplo.

Pode atuar em escritórios de contabilidade que atendem pequenas e médias empresas que terceirizam a área contábil ou em consultorias da área tributária e fiscal. Outra opção é abrir o próprio escritório e oferecer serviços contábeis, de perícia ou de auditoria independente. Ou ainda ingressar num órgão público por meio de concurso.

No sul de Minas, assim como no Brasil todo, há muitos postos de trabalho nessa área, mas a concorrência é alta devido ao grande número de recém-formados(as) que chegam ao mercado todos os anos.

As áreas em ascensão são, principalmente, as de controladoria e auditoria.

Como é o curso

Duração: 4 anos

São cerca de 20 cursos de Ciências Contábeis no sul de Minas. A grade curricular varia um pouco, de acordo com a instituição escolhida.

Em geral, os primeiros períodos são dedicados a disciplinas básicas, como sociologia, noções de direito, língua portuguesa, economia, administração e matemática.

Entre as disciplinas específicas, destinadas à formação profissional, estão: perícia contábil, contabilidade fiscal e tributária, controladoria financeira, planejamento tributário e contabilidade gerencial.

Dependendo da IE escolhida, o estágio é obrigatório. Em algumas, exige-se trabalho de conclusão de curso.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Ciências Contábeis no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Alfenas: Unifenas

Extrema: Faex

Guaxupé: Unifeg

Itajubá: Facesm

Lavras: Fadminas

Machado: CesepFumesc

Passos: Uemg

Poços de Caldas: F. Pitágoras

Pouso Alegre: Asmec, Unis, Univás

Santa Rita do Sapucaí: FAI

São Lourenço: F. São Lourenço, Unis

São Sebastião do Paraíso: Libertas

Três Corações: Unincor

Três Pontas: Unis

Varginha: FacecaUnis

Veja também