Ciências Biológicas

Em boa parte das instituições de ensino do sul de Minas que oferecem essa graduação, é possível escolher entre o bacharelado e a licenciatura.

Quem opta por essa graduação estuda a diversidade biológica, ou seja, todas as formas de vida em seus mais variados aspectos, como a origem, a evolução e o funcionamento dos organismos e sua relação com o meio ambiente.

O foco central da licenciatura é formar professores(as) de Ciências para o ensino fundamental e de Biologia para o ensino médio. O(A) licenciado(a) pode atuar ainda como educador(a) ambiental, promovendo ações educativas em museus, parques ecológicos, empresas, escolas e instituições não governamentais. Também pode atuar na elaboração, análise e curadoria de materiais didáticos (livros, vídeos, softwares educativos, sistemas de ensino a distância, entre outros).

Quem opta pelo bacharelado atua como biólogo(a) em pesquisas, laboratórios e, principalmente, em questões ambientais.

Quem faz licenciatura também pode atuar como biólogo(a), desde que obtenha o registro no CRBio (Conselho Regional de Biologia). Nesse caso, vai depender da carga horária do curso.

Mais exemplos de atuação

O campo de atuação do(a) biólogo(a) é bastante amplo. Vai da bioinformática à genética; do ensino ao controle de pragas e vetores; do meio ambiente à taxonomia, entre outros exemplos.

Em ensino, pode lecionar até em universidades, desde que faça pós-graduação. Em bioinformática, ele(a) ajuda a desenvolver softwares para utilização em pesquisas genéticas.

No controle de pragas e vetores, responde pelo planejamento e aplicação de técnicas visando evitar a disseminação de doenças entre animais e reduzir o impacto de pragas nas plantações.

Na área de genética e de biotecnologia, pode estudar, criar, desenvolver, manipular organismos em laboratórios, empregar técnicas para melhorar geneticamente as espécies, pesquisar a utilização de micro-organismos na fabricação de medicamentos, alimentos e bebidas.

Em taxonomia, identifica e classifica novas formas de vida.

Um dos campos de atuação mais abrangentes é o de meio ambiente, voltado principalmente para a preservação ambiental – desde o levantamento e o acompanhamento de espécies animais e vegetais em determinada área até a elaboração de estudos e relatórios de impacto ambiental e recuperação de regiões degradadas.

Mercado de trabalho

O campo de trabalho, tanto para quem opta pelo bacharelado como pela licenciatura, é bastante amplo.

A maioria das vagas para licenciados(as) ainda está nas escolas públicas ou privadas, no ensino fundamental (disciplinas de Ciências) e no médio (Biologia). No Brasil, há déficit de professores nessas áreas.

Com registro no CRBio, licenciados(as) podem atuar também nos vários campos em que bacharéis atuam.

Para bacharéis, o principal mercado de trabalho está ligado ao meio ambiente, no setor público ou privado, nos quais há crescente demanda relacionada à conservação da diversidade biológica e à adequação ambiental de obras e serviços. Em órgãos públicos, nos âmbitos federal, municipal e estadual, o ingresso ocorre por concurso público.

Também há boas perspectivas de emprego para quem optar pelas áreas de genética e biologia molecular.

Como é o curso

Duração: 4 anos, em média

Com algumas variações de uma instituição para outra, os conteúdos englobam conhecimentos de Ciências Biológicas e das áreas de Ciências Exatas, da Terra e Humanas. Isso inclui, por exemplo, genética, biologia celular, microbiologia, fisiologia, matemática, física, estatística, química, ecologia, geologia, sociologia e filosofia.

Quem opta pelo bacharelado terá mais disciplinas ligadas à pesquisa e maior carga de trabalho de campo.

Na licenciatura, há ênfase em áreas básicas das Ciências Biológicas, além de disciplinas ligadas à prática pedagógica, como didática ou metodologia de ensino.

O estágio é obrigatório em ambos os casos, assim como o trabalho de conclusão de curso.

Na Unifal, o curso de bacharelado oferece duas possibilidades: uma generalista e outra com ênfase em Ciências Ambientais.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Ciências Biológicas no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para obter mais informações sobre o curso.

Alfenas: Unifal (bacharelado), Unifal (licenciatura)

Guaxupé: Unifeg (bacharelado), Unifeg (licenciatura)

Itajubá: Fepi (bacharelado), Unifei (licenciatura)

Lavras: Ufla (bacharelado), Ufla (licenciatura)

Machado: Cesep (licenciatura), Instituto Federal (licenciatura)

Passos: Uemg (bacharelado), Uemg (licenciatura)

Poços de Caldas: Instituto Federal (licenciatura)

Pouso Alegre: Univás (bacharelado)

São Lourenço: F. São Lourenço (licenciatura)

Veja também