Biomedicina

Essa graduação é voltada para a pesquisa de doenças, suas causas e formas de tratamento.

O(a) biomédico(a) pesquisa, identifica, classifica e estuda micro-organismos causadores de doenças, procura medicamentos, soros e vacinas para combater ou prevenir essas enfermidades, realiza exames e testes em laboratórios, interpreta os resultados, faz o controle de qualidade e cuida para que sejam entregues ao respectivo dono.

Esse profissional atua em genética, em perícia criminal, ajudando a esclarecer crimes, e até no campo da estética, fazendo procedimentos pouco invasivos, como aplicação de botox, laserterapia e eletroterapia, por exemplo.

Em geral, integra equipes multidisciplinares, trabalhando em parceria com biólogos(as), bioquímicos(as), farmacêuticos(as) e médicos(as).

Para atuar, é obrigatório o registro no CRBM (Conselho Regional de Biomedicina).

Exemplos de atuação

Quem faz graduação em Biomedicina pode atuar em mais de 30 áreas, como análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética e reprodução humana, imunologia, farmacologia e saúde pública, entre outras.

A principal delas é a de análises clínicas, que compreendem exames de laboratório, como de sangue, urina, sêmen e outros fluidos do corpo humano, para identificar micro-organismos causadores de doenças, definir tipagem sanguínea ou avaliar o tempo de coagulação, por exemplo.

Na área de reprodução humana, esse(a) profissional atua na manipulação de células reprodutoras masculinas e femininas (gametas) e na identificação de problemas causadores de infertilidade e ainda cuida da preservação de materiais genéticos.

Em genética, pesquisa, por exemplo, o processo de transmissão e o papel dos genes nas características hereditárias de um ser.

Na área de diagnósticos por imagem, faz exames como ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Outro campo de atuação está em pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia.

Mercado de trabalho

No Brasil todo e no sul de Minas, a maior parte das vagas está em hospitais públicos e privados, clínicas e laboratórios de análises clínicas. Mas há oportunidades em instituições de ensino e pesquisa, em órgãos públicos de saúde, na indústria de biotecnologia, em laboratórios farmacêuticos e em análises de alimentos.

Na indústria farmacêutica, por exemplo, a procura por biomédicos(as) vem crescendo nos últimos anos, sobretudo para atuar em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, soros, vacinas etc.

Outra área em que há valorização crescente do(a) biomédico(a) é a de perícia criminal (coleta e análise de provas). O ingresso nessa área em geral depende de concurso público.

Há ainda a possibilidade de trabalhar no comércio, como responsável técnico(a) de empresas que vendem produtos para laboratórios de análises clínicas, instrumentos científicos etc.

Como é o curso

Duração: 4 a 5 anos

Nas instituições de ensino do sul de Minas, o curso dura em média 4 anos (na Unifal, em Alfenas, são 4 anos e meio). A grade varia de acordo com a instituição escolhida, mas a maior parte do currículo é destinada às Ciências Biológicas, como fisiologia, histologia, anatomia, imunologia e biologia molecular.

Há também disciplinas como biossegurança, farmacologia, biomedicina estética, gestão em saúde pública, gestão laboratorial, análises toxicológicas, bioestatística etc.

À medida que o curso avança, aumentam as aulas práticas em laboratórios. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Biomedicina no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Alfenas: UnifalUnifenas

Passos: Uemg

Pouso Alegre: Inapós, UNA

São Lourenço: F. São Lourenço

Varginha: Unifenas, Unis

Veja também