Arquitetura e Urbanismo

Esse curso une a formação artística e humana com disciplinas exatas, como engenharia e matemática.

O(A) arquiteto(a) e urbanista projeta, coordena e edifica todo tipo de construção, como casas, prédios, parques e escritórios, sempre buscando o melhor aproveitamento do espaço, a estética e o bem-estar de quem vai usufruir de tudo isso.

Ele(a) se responsabiliza tanto por projetos e ambientes externos como internos, desde a planta até a decoração, passando por iluminação, disposição de janelas e portas, tipos de acabamento e disposição de móveis e objetos.

Atua em novas obras e em reformas e, ao lado do(a) engenheiro(a), acompanha a construção e coordena os custos da mão de obra.

Esse(a) profissional tem fundamental importância no processo de crescimento das cidades, atuando na racionalização do uso e na humanização dos espaços públicos.

Para exercer a profissão, é necessário obter registro no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de seu estado.

Exemplos de atuação

O(A) arquiteto(a) e urbanista pode atuar em empresas de construção civil ou de urbanização e paisagismo, em laboratórios de pesquisa, escritórios de arquitetura e urbanismo, órgãos públicos de planejamento urbano, órgãos de recuperação e preservação do patrimônio histórico e urbanístico. Pode se dedicar à arquitetura de interiores, ao paisagismo, à arquitetura industrial ou a projetos de iluminação, entre outros.

Na área de interiores, por exemplo, seu trabalho é fazer projetos ou reformas de ambientes internos, definindo os materiais de acabamento, os móveis e objetos de decoração e a distribuição deles.

No ramo de preservação e recuperação de patrimônio, trabalha no restauro de prédios e casas antigas, mantendo as características originais e adotando soluções para torná-los mais funcionais.

Na área de urbanismo, projeta e acompanha a execução de ambientes mais agradáveis e de acordo com as regras de acessibilidade e conforto urbano. Pode ainda projetar parques e praças, planejar bairros, elaborar o plano diretor e o de zoneamento de um município.

Mercado de trabalho

Arquiteto(a) e urbanista pode atuar como profissional liberal, em organizações públicas e privadas ou prestando consultoria nas áreas de urbanismo, projetos e construção civil.

Contudo, em tempos de crise econômica, diminui o número de pessoas e empresas com disposição e dinheiro para investir em obras e imóveis – e, consequentemente, há queda na oferta de empregos.

Apesar dessa realidade, a implementação de leis mais rígidas para construções e reformas, assim como a exigência de adequação de ambientes às normas de acessibilidade, por exemplo, aumentam o campo de trabalho desse(a) profissional.

Áreas como a de arquitetura de interiores também representam oportunidade de trabalho, devido principalmente à exigência de laudo técnico para reformas em prédios e apartamentos.

Uma área com boas perspectivas é aquela voltada ao planejamento urbano e à ocupação do espaço público, especialmente em médias e pequenas cidades como as do sul de Minas.

Outra com tendência de alta é a das construções sustentáveis, devido à preocupação cada vez maior de parte da população com o meio ambiente e com a redução do consumo (materiais, luz, água etc.).

Como é o curso

Duração: 5 anos

A grade curricular apresenta algumas variações, mas em todas as IEs o(a) estudante vai ver disciplinas de Ciências Humanas e Exatas. Os primeiros períodos são mais teóricos, com matérias como sociologia, história da arte, fundamentos estéticos, matemática e história da arquitetura.

Depois, há mais aulas práticas. A maioria das disciplinas é dedicada aos projetos arquitetônicos e planos urbanísticos. O(A) estudante aprende a fazer modelagens tridimensionais e simulações em programas de computador.

Estudam-se desenho artístico e técnico, cálculos, projetos estruturais, arquitetura de interiores, orçamento e gestão de obras, planejamento urbano, entre outras disciplinas.

Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e IEs em que você pode cursar Arquitetura e Urbanismo no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Alfenas: Unifenas

Guaxupé: Unifeg

Lavras: Unilavras

Poços de Caldas: F. Pitágoras, PUC

Pouso Alegre: UNA

São Lourenço: Unis

Varginha: Unis

Veja também