Agronomia

Quem faz essa graduação torna-se engenheiro(a) agrônomo(a), profissional que trabalha em sistemas agropecuários e agroindustriais.

Agronomia é um curso que prepara profissionais para o manejo sustentável dos recursos naturais visando à produção agropecuária.

O(A) engenheiro(a) agrônomo(a) utiliza seus conhecimentos para melhorar a produtividade e a qualidade de plantações e rebanhos.

Ele(a) monitora o preparo do solo, coordena o plantio e os métodos de irrigação e adubação, faz o controle de pragas e doenças e ainda é responsável pela colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.

Também atua no desenvolvimento e aprimoramento de técnicas produtivas, na melhoria do rebanho, nos cuidados ligados à saúde e à alimentação dos animais. Ou ainda na transformação, conservação e comercialização de produtos agropecuários.

Para exercer a profissão, é necessário obter registro no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Mais exemplos de atuação

São muitas as áreas de atuação desse(a) profissional, não só no campo como também na indústria, em exportadoras, em laboratórios e órgãos públicos.

Dentre as atividades mais comuns estão: administração de propriedades rurais (planejamento e gestão das atividades agrícolas, dos custos e da logística de produção); defesa sanitária (combate a pragas e doenças), consultoria e fomento ao desenvolvimento rural (por meio de órgãos públicos).

Em engenharia rural, por exemplo, projeta obras como o nivelamento do solo e instala sistemas de irrigação. Na agroindústria, gerencia a industrialização de produtos agrícolas e pesquisa novas tecnologias.

No manejo ambiental, busca explorar os recursos naturais de forma sustentável, atua na recuperação do solo e em projetos de reflorestamento e ainda faz relatórios de impacto ambiental.

Mercado de trabalho

No sul de Minas, o mercado para esse(a) profissional é bem variado. E no Brasil, as perspectivas para a carreira são bastante promissoras.

Isso porque, em 2017, o setor agropecuário cresceu 13% e foi responsável pelo resultado positivo do PIB nacional (que teve 1% de aumento, após dois anos seguidos de queda).

O peso do setor na economia brasileira se traduz em oportunidades de trabalho para engenheiros(as) agrônomos(as) nos mais diversos segmentos, do campo à cidade, como em indústrias agropecuárias, cooperativas, grandes e médias propriedades rurais, órgãos públicos e privados, consultoria ambiental, setor de insumos, setor de exportação, sindicatos de classe, entre outros.

Trata-se de uma carreira em franca valorização, uma vez que o Brasil é um tradicional exportador de commodities (bens e produtos primários, como os agropecuários) e a expectativa é de aumento na produção e nas exportações, o que coloca a Agronomia entre as profissões do futuro.

E não é só isso: a constante exigência por maior qualidade, a necessidade de explorar os recursos naturais de forma sustentável e o aumento da procura de produtos orgânicos também abrem frentes de trabalho para o(a) profissional agrônomo(a).

Como é o curso

Duração: 4 a 5 anos

A grade curricular varia um pouco de acordo com a instituição de ensino. Há diferenças curriculares, inclusive, entre cursos noturnos e diurnos. Em geral, nos dois primeiros anos, o(a) estudante verá diversas disciplinas das áreas de Ciências Biológicas e Exatas, como microbiologia, bioquímica, física, matemática e estatística.

Nos últimos dois ou três anos (dependendo da duração do curso), há ênfase em disciplinas mais específicas, como zootecnia, manejo de plantas daninhas, controle de qualidade de produtos agropecuários, floricultura, fruticultura, genética, entre outras.

Há também aulas de gestão, economia e administração.

O(A) estudante tem muitas aulas práticas em laboratórios e fazendas experimentais. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Nas instituições em que o curso tem duração de 4 anos, o período é integral.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Agronomia no Sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Alfenas: Unifenas

Lavras: Ufla

Machado: Cesep, Instituto Federal

Passos: Uemg

Poços de Caldas: Unifenas

Pouso Alegre: UNA

Três Corações: Unincor

Veja também